Decreto
O uso de máscaras é recomendado, principalmente, para idosos, imunossuprimidos e pessoas com sintomas gripais ao transitarem em vias públicas ou em qualquer outro ambiente. Também há uma recomendação sobre o uso do equipamento dentro do transporte coletivo. Em entrevista à Rádio CDN, na manhã desta quarta-feira, o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes (PL), falou sobre o decreto:
– Com as festas de final de ano e os eventos que voltaram a reunir um número maior de pessoas, e também em razão da flexibilização de regras, o cenário trouxe uma preocupação. Porque, nós tivemos, além do aumento de casos e de óbitos que registramos aqui, também uma sobrecarga nos serviços de saúde e no atendimento a essas pessoas que apresentam sintomas e outro tipo de complicação. Em razão de todo esse contexto, nós editamos ontem (terça-feira) um novo decreto, tornando obrigatório o uso.
Em um boletim epidemiológico, divulgado na última sexta-feira (23), São Gabriel contabilizava 169 casos ativos, sendo que oito pacientes estavam hospitalizados e 161 em tratamento domiciliar. Ainda eram monitorados 50 casos suspeitos. Na segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde confirmou 85 novos casos. Após quase dois meses, o município também voltou a registrar óbitos em decorrência da Covid-19. Em menos de 15 dias, foram contabilizadas duas mortes.
Conforme Menezes, até o momento, a prefeitura não recebeu críticas ou reclamações referentes ao retorno do uso de máscaras no município.
– Não identificamos nenhum tipo de resistência. Comunicamos a população sobre a assinatura do decreto, que é uma medida para proteger tanto a nossa população quanto os profissionais da área da saúde, que vem fazendo o atendimento não só da doença do coronavírus. As unidades de saúde permanecem abertas para fazer todo o tipo de atendimento, diferente de tempos anteriores em que tinhamos o espaço único e especializado para atendimento de sintomas do coronavírus. Então, essas pessoas que acabam tendo algum tipo de sintoma, que pode ser em razão do coronavírus, transitam em meio a outras pessoas que estão ali em busca de outro tipo de atendimento. Essa medida busca proteger essas pessoas – argumenta o prefeito de São Gabriel.
Vacinação
São Gabriel tem 61.125 habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante entrevista à Rádio CDN, Menezes comentou sobre a campanha de imunização contra a doença no município:
– Vinhamos também trabalhando com a política de vacinação. Entretanto, ela perdeu força ainda no final deste ano. É natural que haja um relaxamento por parte da população, na medida em que a doença diminui a incidência.
A vacinação contra a Covid-19 é recomendada pelo Ministério da Saúde, especialmente para evitar casos mais graves e óbitos por conta da doença. No Rio Grande do Sul, o esquema vacinal completo para pessoas acima de 18 anos é composto por três doses, ou seja, a primeira dose de reforço, sendo que alguns grupos considerados prioritários já estão aptos para a quarta dose.
De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura de São Gabriel, 34.908 pessoas receberam a dose de reforço até o momento, o que representa 57,1% da população. Já a porcentagem de quarta dose, ou segunda dose de reforço, é de 20,6%, com 12.620 doses aplicadas.
Leia todas as notícias